Felipe Weckx

Criando Túneis SSH

O SSH é um protocolo de comunicação segura muito utilizado para acesso remoto via terminal, ou seja para executar comandos. Mas ele possui muitas outras funcionalidades, uma delas é a de tunelamento. Tunelamento é a capacidade de um protocolo de rede encapsular um outro protocolo dentro dele, tornando-se efetivamente o meio de transporte deste protocolo. Isto abre uma série de possibilidades, basicamente permitindo que você possa ter acesso a qualquer recurso de rede que o host aonde você consegue se conectar por SSH  tem. Por exemplo, você está em um lugar aonde o acesso a determinados sites é bloqueado mas você tem acesso via SSH a um servidor que esta fora desta rede. Neste caso você pode criar um túnel dinâmico da seguinte forma:

ssh -N -D2342 usuario@servidor.com

Depois de conectar ao servidor configure o seu navegador para utilizar um proxy SOCKS no localhost, porta 2342. No caso do Firefox está configuração está disponível no menu Edit -> Preferences -> Network -> Settings :

Configuração de tunelamento FireFox

Com esta configuração o Firefox não vai mais se conectar diretamente aos sites que você tentar acessar. Ao invés disso ele irá conectar no proxy SOCKS que configuramos ao iniciar o SSH e irá conectar através dele. Então o acesso está sendo feito através do servidor.com ao qual nos conectamos.

 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.